A ocitocina ou oxitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e liberado a partir da neuro-hipófise na corrente sanguínea. São encontrados receptores de ocitocina em células de todo o corpo. Esse hormônio exerce importantes funções no organismo, estimulando a produção do leite materno e as sensações de prazer e afeto.
As pessoas que sofrem de condições médicas que reduzem os níveis de ocitocina podem ter alterações comportamentais relacionadas à empatia e afeto.
Os resultados de uma pesquisa apresentada na conferência anual da Society for Endocrinology, em Brighton, Inglaterra.29 de nov. de 2016, mostrou relação direta entre níveis de oxitocina e sociabilidade.
Existem poucos trabalhos científicos, no entanto, em relatos de experiências comportamentais, a ocitocina aceleraria e intensificaria o orgasmo, melhorando o desejo sexual ou libido, aumentando a produção de hormônios anabólicos (hormônio do crescimento e testosterona), e reduzindo a produção de hormônios catabólicos como o cortisol.