Como pensar em negócios na área da saúde?
Como pensar em um “Bom Business” na atividade profissional ?
Dr. Daniel Magnoni
Classicamente são três os elementos que norteiam o início de uma nova atividade e o gerenciamento dos negócios: razão, sensibilidade e emoção.
Estabelecer claramente as diretrizes baseadas somente nessas premissas demanda uma clara concepção de que o pragmatismo deve prevalecer sobre outros fatores envolvidos tais como: oportunidade, parcialidade, interesses corporativos sazonais ou mesmo direcionamento político dos projetos corporativos.
A razão encontra eco muito contundente na necessidade corporativa do lucro e rentabilidade. A rentabilidade pura, sem dúvida, perde força em um conceito mais amplo, como imagem, marca e posicionamento de mercado. Mas, em uma análise simples, o conceito rentabilidade deve sempre prevalecer.
A sensibilidade posiciona em entender o mercado e fornecer exatamente a necessidade momentânea e objetiva. A sensibilidade promove ainda, a aproximação entre a empresa, o seu produto e o consumidor final, mesmo que, momentaneamente desalinhados no interesse real de compra.
Por fim a emoção, norteadora da vontade, do ato e da efetivação de compra. A emoção produz a sensação do eu quero, eu posso, ou vou poder, e eu vou fazer. Trabalhar a emoção aumenta o potencial de sucesso, e reduz a dissonância cognitiva após a efetivação de compra.
O profissional de saúde, na venda do seu produto, intangível por natureza, deve sempre efetivar ações voltadas ao sucesso da sua empresa (física ou jurídica), deve, sem dúvida, desvestir a improvisação e projetar ações em médio e longo prazo. Pensando na necessidade, na oportunidade do momento e do mercado e na sensação de qualidade do seu produto, estará caminhando rumo ao sucesso e a novas realizações.