logo IMeN

Obesidade na criança e no adolescente - Um grande problema para o século 21.

Artur Figueiredo Delgado - Pediatria e Nutrologia Pediátrica. Médico do IMEN

A obesidade é um distúrbio do metabolismo energético, com um armazenamento calórico excessivo no tecido adiposo, sob a forma de triglicérides.
O mau hábito alimentar é o principal fator etiológico para a obesidade na criança e no adolescente. Outros fatores muito importantes são: tempo de aleitamento materno (o desmame precoce é fator predisponente), obesidade nos pais, uso freqüente de alimentos industrializados, sedentarismo, alterações no vínculo mãe-filho e ingestão freqüente de alimentos do tipo "fast food".
A obesidade se encontra em níveis alarmantes em alguns países do mundo como nos Estados Unidos da América. No Brasil tem a sua incidência em elevação em todas as classes socioeconômicas, inclusive em segmentos da população mais pobre, pela facilidade de acesso aos alimentos do tipo bolachas, salgadinhos, balas, chocolates e similares.
Resumidamente podemos dizer que a obesidade é uma resultante entre o desbalanço entre a ingesta e o gasto calórico.
As repercussões negativas para todo o funcionamento dos sistemas orgânicos são numerosas: sobrecarga cardiovascular, maior incidência de Diabetes Mellitus (problema crescente em adolescentes nos EUA), sobrecarga ósteo-articular, maior incidência de dermatoses, maior freqüência de câncer de intestino na idade adulta e potenciais problemas respiratórios.
O tratamento da obesidade na criança e no adolescente deve incluir o diagnóstico correto da severidade da doença e seus principais fatores causais, orientação de toda a família ( a criança não tem o discernimento do que é o melhor para a sua saúde e a intervenção dos pais é essencial), correção dos hábitos alimentares, estimular a atividade física e tratar potenciais complicações. A manutenção do crescimento adequado é um objetivo obrigatório durante a terapêutica e a administração de medicamentos para a diminuição do apetite não é autorizada pelos órgãos de saúde na faixa etária pediátrica.
A possibilidade de um adolescente obeso se tornar um adulto obeso é muito elevada, aumentando significativamente a morbi-mortalidade durante a fase mais produtiva da vida do ser humano.
O IMEN (Instituto de Metabolismo e Nutrição) possui atendimento diferenciado na prevenção e tratamento da obesidade na criança e no adolescente.

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br