O Milho doce é hipocalórico e fonte de micronutrientes e triptofano.
O triptofano é um aminoácido essencial. Ele é utilizado pelo cérebro junto com a vitamina B3 (Niacina) para na produção da serotonina, um neurotransmissor relacionado ao humor e bem-estar, popularmente conhecido como hormônio da felicidade.
Alguns trabalhos científicos associam quadros de depressão a uma redução sérica de serotonina.
Ele é uma variedade do milho clássico e possui uma mutação genética que impede que os açúcares dos grãos sejam convertidos em amido. Essa variedade pode ser dividida em doce e superdoce.
Considera-se improvável que tenha ocorrido de forma espontânea na natureza como uma espécie selvagem, estimando-se que tenha surgido de uma mutação seguida de domesticação por povos habitantes das Américas. É considerado uma cultura especial, pois é destinada exclusivamente ao consumo humano.
O principal macronutriente presente no milho doce é o carboidrato, possuindo uma quantidade de açúcares muito maior do que a presente na variedade comum e uma quantidade de amido quase 50% menor.
No entanto, a quantidade de água é muito mais elevada do que a presente na variedade comum, o que faz do milho doce uma alternativa menos calórica (365kcal/100g na variedade comum contra 86kcal/100g na variedade doce).
O milho doce possui grande variedade de vitaminas e minerais, dentre eles cálcio, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, carotenóides, vitaminas do complexo B, vitamina E, K e vitamina C, sendo essa ultima presente apenas na variedade doce. O milho doce também possui fitoquímicos, compostos antioxidantes que possuem propriedades preventivas para o risco de doenças crônicas.
Na culinária pode ser utilizado em pratos salgados e doces, é um grande coringa.