A cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra ou gengibre dourado, é uma planta nativa do sudeste da Ásia, muito utilizada como tempero na culinária indiana.
Em sua composição, podemos encontrar um composto bioativo que promove benefícios à saúde, a curcumina.
Um dos principais efeitos deste composto no organismo decorre de sua atividade anti-inflamatória. De acordo com estudos, a curcumina é capaz de inibir algumas moléculas envolvidas na inflamação, além de atuar na neutralização de radicais livres que promovem o estresse oxidativo, diretamente associado com processos inflamatórios.
 Além disso, a curcumina também detém propriedades anti-sépticas e até quimiopreventivas, atuando na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pâncreas e o de cólon. Aparentemente, seu potencial quimiopreventivo decorre de sua capacidade de modulação de diversos mecanismos celulares e vias de sinalização, impedindo o crescimento de certos tipos de tumor.
Embora suas propriedades terapêuticas sejam bem estabelecidas, a curcumina apresenta baixa biodisponibilidade quando consumida de forma isolada. Por isso, uma das formas encontradas pela comunidade científica para aumentar sua absorção e utilização pelo organismo é a combinação com a piperina. Esta substância,  que pode ser encontrada na pimenta preta, é capaz de aumentar significativamente a biodisponibilidade da curcumina e assim, proporcionar seu efeito benéfico à saúde.