O abacate é uma fruta tropical nativa da região das Américas, tendo mais de 25 variedades e o México como seu principal produtor. Apesar da palavra “avocado” ser apenas o nome em inglês para a fruta, no Brasil é comum que utilizemos esse nome para chamar algumas variedades de abacate que são menores e tem a casca mais escura do que as demais, como é o caso da variedade Hass.

Além do tamanho e características da casca, o abacate Hass também tem algumas diferenças nutricionais. *Com menor quantidade de água e maior quantidade de gorduras,* sua textura mais firme o torna um bom ingrediente para preparos onde é consumido em pedaços, como na popular Avocado Toast, e também em saladas, sobremesas e outros pratos onde as demais variedades são utilizadas.

Em relação aos nutrientes, essa variedade de abacate possui cerca de 227kcal na unidade, 2,67g de proteína, 11,8g de carboidratos, 9,2g de fibras e 21g de lipídeos. Dos lipídeos, a maior parte, em torno de 13,3g, é composta por lipídeos monoinsaturados, também presentes no azeite de oliva e nas oleaginosas e relacionados à prevenção cardiovascular. Além dos macronutrientes, essa fruta apresenta vitaminas lipossolúveis, como K, A e E (contendo elementos antioxidantes como carotenoides e tocoferóis), folato e também potássio.
Assim, essa variedade de abacate contém um bom perfil nutricional, devendo apenas ser consumida com moderação na porção devido a seu alto conteúdo de gorduras, mas que contribui com muitos nutrientes importantes para a saúde.