O ácido úrico é uma substância produzida pelo fígado como resultado do processo de metabolização dos aminoácidos das proteínas contidas nos alimentos.
As proteínas contêm componentes denominados como purinas que, ao serem oxidadas no processo de degradação, dão origem ao ácido úrico que será enviado para a corrente sanguínea, onde passará por filtração do sistema renal e será eliminado do organismo.
Os níveis de ácido úrico podem ser avaliados através de exames de sangue e de urina.
Quando há o aumento dos níveis de ácido úrico, tanto por excesso de produção quanto por deficiências na eliminação, ocorre o que é chamado de hiperuricemia. A hiperuricemia é um fator de risco para o desenvolvimento da gota, onde há a formação de cristais de ácido úrico que se depositam nos tecidos corporais,  principalmente nas articulações, causando dor intensa. Esses cristais também podem se depositar nos rins, formando cálculos renais (pedras).
*Pessoas que possuem gota devem, dessa forma, evitar alimentos ricos em purinas, como carnes vermelhas, embutidos e frutos do mar, mho shoyo, leguminosas e tomate de modo a controlar a produção de ácido úrico. O consumo de liquidos deve ser abundante e variado.* (veja mais alimentos em www.nutricaoclinica.com.br)
Dessa forma, é importante um acompanhamento nutricional para orientar a alimentação de modo a controlar os níveis de ácido úrico sem que ocorra deficiências nutricionais associadas.