É comum ouvirmos falar que a ingestão de fibras é muito importante para a manutenção da saúde, podendo ajudar inclusive no combate ao excesso de peso.
Mas você sabe como isso acontece?
Primeiramente, vale relembrar que a fibras alimentares são polímeros de carboidratos, resistentes à ação de enzimas digestivas, e podem ser classificadas em dois grandes grupos: insolúveis e solúveis.
Ambos os tipos de fibra podem atuar no controle do peso. 
A fibra solúvel, por exemplo, devido sua capacidade em formar géis no trato gastrointestinal, tem a função de retardar o esvaziamento gástrico – o que colabora com o aumento da saciedade. Ainda, em razão de sua viscosidade, a fibra solúvel pode carregar consigo moléculas de glicose e gorduras para excreção fecal, auxiliando a diminuir o nível de absorção e valor energético.
Por sua vez, as fibras insolúveis, presente em alimentos integrais, farelo de trigo, vegetais folhosos, talos, cascas e bagaços de fruta, colaboram aumentando o tempo de mastigação, limitando a ingestão excessiva de alimentos por estimularem maior secreção de saliva e suco gástrico, também resultando no aumento da saciedade.
Outro ponto importante é que no geral, os alimentos com grandes quantidades de fibras possuem baixa densidade calórica, o que de forma direta, poderia também influir no balanço energético e consequente ganho de peso.
Por isso, para ter uma alimentação rica em fibras, basta investir no consumo de boas quantidades de frutas e verduras, além da ingestão de leguminosas, grãos integrais, farelos e sementes.