As microvarizes, os famosos vasinhos que tanto preocupam as mulheres, embora não tragam risco significativo à saúde, representam um grau inicial da insuficiência venosa e podem gerar um prejuízo estético e emocional
As microvarizes são denominadas pela medicina como telangiectasias.
Essas lesões de pele se caracterizam por um conjunto de veias fininhas, que não passam de 1mm de diâmetro, de coloração azulada ou avermelhada. O aspecto final é de uma teia de aranha formada por pequenos vasos.

Ainda não se sabe exatamente o processo por trás da formação das microvarizes, mas conhecemos alguns fatores de risco:
Genética familiar, sexo feminino (o estrogênio  favorece a dilatação dos vasos, causando o surgimento das microvarizes), gestação (o grande volume abdominal e o ganho de peso prejudicam o retorno venoso e fazem com que as veias se dilatem, durante a gravidez há ainda uma grande concentração de estrogênio circulando, o que favorece mais ainda a formação das microvarizes),
Sedentarismo (a prática de exercícios físicos e até mesmo simples alongamentos durante o dia ajudam a musculatura da perna a mandar o sangue de volta para o coração, reduzindo o risco de microvarizes),  calor (altas temperaturas estimulam a vasodilatação e o acúmulo do sangue nos vasos das pernas) e o uso de anticoncepcional (como a maioria dos anticoncepcionais contém estrogênio em sua composição, seu uso também pode aumentar o risco de vasinhos e varizes).

O incômodo das microvarizes não é puramente estético, mas uma classe inicial da insuficiência venosa. Entretanto, esses vasinhos acabam influenciando mais o estilo de vida e a autoestima do que trazendo preocupações quanto ao risco ou consequências graves.

O grande problema é que os fatores que levam à formação das microvarizes também geram as varizes que, quando calibrosas, podem se associar a flebites, tromboses e embolias pulmonares.
A melhor forma de prevenir as microvarizes é afastando os fatores de risco. O ideal é que você tenha um peso saudável, pratique exercícios físicos regularmente, não fique na mesma posição por muito tempo durante o dia, evite ambientes muito quentes e descanse com as pernas para cima ao final dos dias mais exaustivos.

O tratamento com injeções de soluções osmóticas como glicose, mostram benefícios estéticos de média duração o uso do laser transdermico apresenta alguns bons resultados e tem sido usado com grande eficácia, mas também deve ser mesclado com cuidados dos fatores de risco.